Publicado no Jornal A Gazeta - Coluna Tribuna Cristã nº 864 – 21.09.2025
Prof. Besaliel celebra 31 anos de escritor e 25 anos de magistério
1. Aniversariante da Semana: O professor, pastor, escritor e advogado Besaliel Rodrigues completou 54 anos de idade esta semana, em 17.09. Ele é filho do Casal Lourenço Ferreira Rodrigues e Maria Soares de Oliveira Rodrigues. É potiguar, mas desenvolveu sua infância e adolescência no vizinho estado do Pará, onde cursou a educação básica. Na juventude, a partir de 07.09.1987, radicou-se no extinto Território Federal hoje estado Amapá, onde obteve a educação superior.
2. Vida Acadêmica. No estado do Amapá, cursou licenciatura plena em História (Unifap/Amapá) e o bacharelado em Direito (CEAP/Amapá). Em seguida, fez mestrado em Direito Constitucional (Unama/Pará) e doutorado em Direito do Mercosul (UMSA/Argentina). Ainda, concluiu especialização lato sensu em Gestão Pública (Fatech/Amapá) e doutorado confessional em Teologia (Land Mark/USA-Brasil) e, atualmente, está fazendo o seu segundo doutorado jurídico, agora em Direito do Petróleo (UFRJ). Ingressou na academia Evangélica de Letras do Amapá (ALEA) em 2011, Cadeira Nº 03, cujo patrono é o escritor seu pai Lourenço Ferreira Rodrigues e na Academia do Distrito Federal (AELDF) em 2024, para ocupar a Cadeira Nº 30, patrono Oton Miranda de Alencar. Este ano tornou-se o 1º Presidente da Academia dos Advogados Escritores da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amapá (ACADE-OAB/AP), cujo Patrono Emérito será o Advogado Presidente José Sarney, decano da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Foto. Principal Obra literária do professor Besaliel Rodrigues.3. Vida Profissional. Por quase trinta anos foi servidor público do Poder Judiciário da União (TRE/AP e TRF1/DF). Iniciou sua carreira no magistério superior no Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP) no ano 2000 e ingresso, via concurso público, na docência federal, na Universidade Federal do Amapá (Unifap) em 2013 e ministra aulas em cursos da graduação e pós-graduação em Direito. Ainda, é Advogado Constitucionalista, aprovado na OAB/DF e OAB/AP. Também, é presidente da Academia de Advogados Escritores da OAB/AP, presidente do Conselho Editorial da Editora Os Semeadores/DF, presidente do Conselho Estadual de Pastores do Amapá, conferencista na área do Direito e escreve para jornais e revistas etc.
4. Publicações. Publicou seu 1º livro em Macapá/AP no dia 13.09.1994, portanto há 31 anos. Já organizou e publicou diversas obras literárias, conforme lista cronológica a seguir:
1994. A 1ª publicação – Livro Teologia administrativa: O obreiro local;
1996. 2º Livro – Nossa terra... Poesias;
1997. 3ª publicação – Prefácio do livro Quem eu era; quem eu sou, autor: Carlos Augusto, O Bené, que virou filme;
1999. A 4ª – O Constitucionalismo: alguns subsídios;
2001. 5º Livro – História da Assembleia de Deus em Macapá;
2002. 6ª publicação – LEJ – Livro de Estudos Jurídicos – Vol. I;
2003. 7ª publicação – Dicionário evangélico brasileiro;
2003. A 8ª – Direito do consumidor em perguntas para concursos;
2005. O 9º Livro – Dicionário de direito eleitoral brasileiro;
2008. A 10ª publicação – Cartilha da Cidadania: Homenagem aos 20 Anos da CF/1988;
2015. 11ª publicação – Livreto 37 perguntas sobre o dízimo;
2017. O 12º Livro O centenário da chegada dos evangélicos ao Amapá;
2017. A 13ª publicação – Revista da Escola Dominical do Centenário;
2017. A 14ª publicação – Encarte histórico da Bíblia do Centenário;
2019. A 15ª publicação – A Constituição Federal comentada à luz da Bíblia;
2019. A 16ª – Livreto Manual do Convencional;
2020. A 17ª – Apresentação da Revista de estudos bíblicos. Comentários do Pastor Oton Alencar;
2020. A 18ª – Revista de Estudos: Igreja, política e cidadania;
2020. A 19ª – Livreto Gestão de Igrejas;
2021. A 20ª – Revista de Estudos: A prática do amor fraterno;
2022. A 21ª publicação – Livro Igreja, política e cidadania;
2022. A 22ª – Apresentação do Livro Luso-brasileiro Teologia sistemática;
2024. A 23ª publicação – Livro Direito do petróleo no Amapá – Vol. I (Org.);
2024. A 24ª publicação – Livro Luso-brasileiro Teologia das cartas paulinas (Coautor);
DESTAQUES DA SEMANA
1- “Teologia Administrativa” é o 1º livro publicado por Besaliel Rodrigues, em 1994.
2- “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia” é a sua Obra literária principal.
3- “Direito do Petróleo no Amapá”, uma série de publicações coordenada pelo Dr. Besaliel.
GESTÃO
José Sarney relança obra sobre o Amapá e recebe homenagem da OAB/AP. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amapá (OAB-AP) realizará em sua Sede Estadual, no próximo dia 26 de setembro, às 18h, o lançamento da reedição do livro “Amapá, a terra onde o Brasil começa”, de autoria do ex-presidente da República e advogado José Sarney.
Na ocasião, Sarney também será homenageado e receberá das mãos do presidente da Ordem Advogado Dr. Israel da Graça o título de Patrono Emérito da Academia dos Advogados Escritores do Amapá (ACADE-OAB/AP), em reconhecimento à sua contribuição intelectual e ao papel que desempenhou na valorização da cultura brasileira e amazônica.
José Sarney, advogado, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras, presidiu o Brasil entre 1985 e 1990. Sua obra literária destaca a riqueza cultural e natural da Amazônia, unindo sua trajetória política ao compromisso com a preservação da identidade regional. Fonte: e-Notório.
ESPECIAL
Sugestão de Leitura nº 38. Livro “Teologia Sistemática: Uma exposição luso-brasileira”. Editor Geral: Roberto dos Santos. Editora Os Semeadores: Brasília/DF, 2022, 512p. Prefácio: Pastor José Wellington da Costa Junior. Apresentação: Pastor Besaliel Rodrigues et al. Site www.ossemeadores.com.br.
Trata-se de uma Obra espetacular, considerada uma das mais atualizada na língua portuguesa mundial e da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, depois das Obras de Meyer Pearlman.
Esta TSLP é o resultado de pesquisas com base em vastas experiências acadêmicas. Nela, os autores brasileiros e portugueses se uniram para compor este importante livro em uma nova abordagem, ou seja, sob o prisma da compreensão protestante pentecostal lusófona.
Os artigos apresentados neste compêndio fornecem ideias mais claras e rápidas para questões complexas, as quais são debatidas e abordadas por outros especialistas há séculos. Em cada artigo, um dos escritores analisa a revelação escriturística, fazendo com que o leitor obtenha rapidamente uma visão panorâmica de cada assunto.
REFLEXÃO
Tema: Personagens pouco falados. Kézia, doçura divina. Jó 42.13-14: “¹³ Também teve sete filhos e três filhas. ¹⁴ E chamou o nome da primeira, Jemima, e o nome da outra, Quezia, e o nome da terceira, Quéren-Hapuque.”. Ver tb Jó 1.4-5. Significado do nome: De origem hebraica, quer dizer “Canela” (especiaria, condimento aromatizante). Na língua portuguesa, Kézia pode ser escrito com “Q”, Quézia, ou Kássia/Cássia.
Contexto histórico: É a 2ª filha, a do meio, do patriarca Jó e sua esposa Diná. É personagem do Antigo Testamento. É uma das três filhas de Jó no final de sua vida, depois que Deus o fez próspero novamente. As outras irmãs são Jemima e Kéren-Hapuque. Curiosidade: Os nomes dos sete filhos homens de Jó não são citados na Bíblia. Por fim, Jó, na Bíblia, é tataravô distante de Abraão e é exemplo de paciência e de fé.
Lições de vida: 1. Os nomes das três filhas de Jó indicam que Deus o restabeleceu plenamente em seu espírito (pássaro – João 1.32-33), alma (aroma – 2 Co 2.14-15) e corpo (olhos – Salmo 25.15); 2. Esta filha estava sempre acobertada pela oração do pai (Jó 1.4 e 5); 3. Kézia simboliza o perfume de Cristo (2 Co 2.15).
FICA A DICA
ABC do Petróleo – Letra K. Kuwait. País asiático, que fica entre o Iraque e Arábia Saudita, cujo nome de origem árabe significa “fortaleza”.
O Kuwait é um país cuja economia depende quase totalmente do petróleo, com 8% das reservas mundiais em seu território, que representam 95% das suas receitas de exportação e 80% da sua receita governamental. O país possui infraestrutura moderna e um alto nível de desenvolvimento humano, mas enfrenta o desafio de uma grande dependência deste recurso.
Impacto e Desafios. Durante a Guerra do Golfo (1990-1991), as forças iraquianas atearam fogo a centenas de campos de petróleo como parte de uma política de "terra arrasada", resultando na queima de cerca de um bilhão de barris de petróleo e afetando a qualidade do ar na região.
Quanto à sustentabilidade, a Kuwait Petroleum Corporation (KPC) comprometeu-se a atingir a emissão líquida zero até 2050, buscando reduzir as emissões de gases de efeito estufa e investindo em transição energética, como captura e armazenamento de carbono e biocombustíveis. Fonte: IA.
OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA
HOJE, 3º DOMINGO DO MÊS DE SETEMBRO, É COMEMORADO O DIA NACIONAL DE MISSÕES. Então, para celebrar esta data, a Assembleia de Deus de Santana/AP, presidida pelo Eminente Pastor Lucifrancis Barbosa Tavares, está recebendo o 39º Congresso Nacional de Escola Dominical (COED). Veja o vídeo institucional de divulgação a seguir:
Até a próxima oportunidade...
Nenhum comentário:
Postar um comentário